sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Destaques do Jornal da Câmara - 30/01

O Jornal da Câmara desta sexta-feira contou com a participação do gaúcho Róber Bachinski, doutorando em ciências e biotecnologias na Universidade Fluminense. Bachinski foi o primeiro pesquisador do país a receber o Lush Prize, que premia organizações e cientistas que trabalham para substituição de experimentos por métodos livres de crueldade com validação científica. Desde de que o gaúcho soube que os testes com animais faziam parte da grade curricular de diversos cursos, ele se tornou um dos primeiros estudantes brasileiros a promover a consciência contra os experimentos. Sua pesquisa com modelos de culturas em 3D e alternativas de usos para educação científica valeu o prêmio na categoria Jovem Pesquisador. 


Além da pesquisa, Bachinski participa do 1RNet (www.1rnet.org), plataforma que mapeia a utilização de animais no ensino superior, e promove consultorias sobre métodos alternativos a estudantes e professores no Brasil e América Latina. 

Segundo Bachinski, cientistas acreditam que em dois anos já será possível a não utilização de animais em teste no Brasil.

Confira a entrevista completa no Jornal da Câmara, às 22h, nos canais 16 da NET e 61.4 (canal digital de sinal aberto).


Equipe TV Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário