segunda-feira, 11 de março de 2013

Lixo da capital em debate

O plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos é o tema do Porto Alegre em Debate desta semana. O programa discute as ações da capital para se adaptar às novas normas federais. Desde 2010, a política nacional de resíduos sólidos prevê o manejo sustentável dos rejeitos e maior incentivo à reciclagem. Porto Alegre tem hoje 18 unidades de triagem do lixo seco subsidiadas pela prefeitura, mas a quantidade de material que passa por reciclagem ainda é pouco representativa. Em relação ao lixo orgânico, o aterro sanitário construído na década de 90 já teve a capacidade esgotada. Por isso, o lixo recolhido na capital é encaminhado a um aterro em Minas do Leão, a mais de cem quilômetros de Porto Alegre.


Essas são algumas das questões que a administração municipal precisa enfrentar em relação ao lixo. Para discutir o tema, o Porto Alegre em Debate recebe o diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana, André Carús, a vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) e o presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Francisco Milanez. No segundo bloco do programa, o vereador Reginaldo Pujol (DEM) também participa da discussão.

O Porto Alegre em Debate vai ao ar hoje à noite, a partir das 21h. O programa reprisa na quarta-feira, às 20h, e na sexta-feira, às 20h30min. Não perca!

Poliana Pasa / apresentadora Porto Alegre em Debate 

Nenhum comentário:

Postar um comentário