No segundo episódio da série especial sobre a literatura de Porto Alegre, o Jornal da Câmara conversa com o escritor Luiz Antonio de Assis Brasil.Um dos autores mais reconhecidos da capital gaúcha, ele fala dos trabalhos mais marcantes da carreira e da multiplicidade de papéis desempenhados na cena literária. Além de escrever romances e crônicas, Assis Brasil se dedica à academia e à sala de aula. Atualmente, é também Secretário de Cultura do governo do estado.
Responsável por uma das primeiras - e mais longevas - Oficinas Literárias de Porto Alegre, o autor comenta o orgulho de ter formado tantos escritores. Desde 1985, calcula-se que mais de 600 alunos tenham passado pela oficina. Para Assis Brasil, no entanto, o mais importante não é o surgimento de novos autores, mas a consolidação de um número ainda maior de melhores leitores.
Na entrevista, Assis Brasil ainda antecipa informações sobre sua nova obra, a ser lançada nos próximos meses. Figura na Sombra conta a história de um personagem real do século XIX. O médico e botânico francês Aimé Bonpland acabou por se tornar estancieiro em São Borja. Mais um romance para a vasta bibliografia do escritor.
Não perca a segunda parte da série especial sobre os escritores de Porto Alegre. O Jornal da Câmara vai ao ar hoje à noite, às 22h, na TV Câmara (canal 16 da NET). Até lá!
Poliana Pasa / apresentadora Jornal da Câmara


Nenhum comentário:
Postar um comentário