sexta-feira, 20 de julho de 2012

Exemplos para o trânsito de Porto Alegre

Nesta semana, o Detran/RS promoveu o Congresso Internacional de Trânsito. Entre os dias 17 e 19, o evento reuniu experiências de sucesso, de diversos países, na redução da violência no trânsito. O Jornal da Câmara foi ao encerramento do evento e conversou com a palestrante Janet Dore, diretora executiva do Comissão de Acidentes de Transporte (TAC) do estado de Victoria, na Austrália.

A iniciativa australiana é considerada uma das mais efetivas na redução de mortes nas estradas. Desde 1989, a TAC promove uma campanha educativa para conscientizar a população. Vídeos fortes, em que acidentes e suas consequências são mostrados em detalhes, foram veiculados na televisão e, até hoje, são muito acessados na internet. A característica assertiva da campanha foi embalada por um slogan agressivo.  A frase "If you drink, then drive, you're a bloody idiot!" ("Se você bebe e depois dirige, é um maldito idiota) se tornou um bordão nacional.

No primeiro ano da campanha, o estado onde fica a cidade de Melbourne, uma das maiores do país, registrava 776 mortes no trânsito. Em 2011, o número anual caiu para 287. Em entrevista ao Jornal da Câmara, Janet Dore explica como a campanha se diversificou ao longo dos anos, sem perder o foco na necessidade de mudar comportamentos. A dica para o Brasil, é investir em pesquisas para adaptar o exemplo da Austrália à cultura do país. 

Abaixo, confira um vídeo comemorativo dos 20 anos da campanha australiana. 



O Jornal da Câmara vai ao ar nesta sexta-feira, às 22h, na TV Câmara (canal 16 da NET). Não perca!

Poliana Pasa / apresentadora Jornal da Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário