sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Destaques do Jornal da Câmara - 22/08

A falta de restaurantes populares em Porto Alegre é pauta no Jornal da Câmara. Vereadores da Comissão de Direitos Humanos se reuniram com representantes de movimentos das pessoas em situação de rua para tratar da questão. 
Em 2004, uma lei estadual instituiu o Programa de Restaurantes Populares. No ano seguinte, foi instalado na capital o primeiro restaurante popular. O local se manteve até 2013, quando uma vistoria da vigilância sanitária constatou que o estabelecimento funcionava em condições precárias, o que acarretou no fechamento. 
Atualmente, a comissão conjunta criada pela prefeitura e pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social procura um novo espaço para sediar o restaurante popular. Além disso, outro entrave é que o processo eleitoral inviabiliza que o convênio para  o repasse de verbas seja assinado agora.


No período de comunicações temático, o tema foi a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que iniciou na última quinta-feira e se encerra em 28 de agosto. O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Rotechild Prestes, ocupou a tribuna para falar sobre a importância das ações e políticas públicas voltadas aos PCDs. Entre as atividades previstas para a semana estão palestras, seminários e eventos esportivos.

O presidente da Câmara Municipal e alguns vereadores se reuniram esta semana com membros da ocupação Marcos Klassman, na zona norte de Porto Alegre. A comunidade busca ajuda do município para negociar a compra do terreno. Porém, os proprietários do imóvel não querem realizar a venda direta aos ocupantes e sim junto ao Departamento Municipal de Habitação. No entanto, o DEMHAB diz não ter interesse na compra do imóvel.
A solução encontrada pelos parlamentares foi agendar uma nova reunião com representantes do estado, município e Caixa Econômica Federal.


A Sociedade Partenon Literário é destaque no Momento Cidadão. No dia 28 de agosto, eles realizam atividade no plenário Ana Terra. 
O grupo foi fundado no século XVIIII por intelectuais da época com o objetivo de incentivar a produção literária e promover novos artistas. Documentos apontam que o último encontro foi realizado em 1885. Em 1997, a sociedade foi reinstalada por outros amantes da literatura. Atualmente, são realizadas reuniões mensais para leitura de livros e troca de ideias sobre as obras. 

Confira esses e outros destaques no Jornal da Câmara desta noite, às 22h.

Equipe TV Câmara


Nenhum comentário:

Postar um comentário