O Porto Alegre em Debate desta semana avalia um problema que atinge toda a população do país: o consumo de drogas. Estima-se que mais de 2,5 milhões de brasileiros sejam usuários de cocaína e crack. Na capital gaúcha, a dependência química também denota um grave problema social e de saúde pública. Neste ano, uma das alternativas para o tratamento de dependentes causou polêmica devido a um projeto de lei do deputador federal Osmar Terra (PMDB-RS) e a uma ação do governo de São Paulo. O incentivo às internações compulsórias e involuntárias divide opiniões no Brasil.
A internação compulsória ou involuntária de pacientes com transtornos psiquiátricos e dependência química já é prevista na Lei Federal da Reforma Psiquiátrica, de 2001. Dados apontam que, apenas em 2012, foram realizadas mais de 2.500 internações relacionadas ao uso de drogas no estado. No legislativo de Porto Alegre, tramita desde março de 2013 o projeto de lei que institui a Política Municipal de Internação Compulsória de Dependentes Químicos. O autor do projeto, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), é um dos convidados do programa. O Porto Alegre em Debate ainda recebe a vereadora Sofia Cavedon (PT), o psiquiatra Luiz Coronel e o promotor de justiça Mauro Souza, da promotoria de defesa dos direitos humanos da capital e também presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul.
O programa vai ao ar hoje à noite, às 21h. Você também pode acompanhar as reprises do Porto Alegre em Debate nos seguintes horários:
- quarta-feira, às 20h;
- sexta-feira, às 20h30min.
Não perca! Até lá.
Poliana Pasa / apresentadora Porto Alegre em Debate

Nenhum comentário:
Postar um comentário