segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O futuro do Porto Seco no Porto Alegre em Debate

Às vésperas de mais um carnaval, o programa Porto Alegre em Debate aborda uma preocupação já histórica acerca do Complexo Cultural Porto Seco: como utilizar melhor a estrutura durante todo o ano? Há quase dez anos, o local funciona sem que a prefeitura complete o projeto original previsto para o complexo. Além de barracões e da pista para os desfiles, o Porto Seco deveria contar com arquibancadas fixas e espaços para outras atividades culturais e esportivas. Atualmente, a cada ano, a prefeitura gasta cerca de R$ 2 milhões para instalar arquibancadas provisórias no carnaval.


No programa, os vereadores Professor Garcia (PMDB) e Paulinho Motorista (PSB) debatem as possibilidades de melhor utilização do Porto Seco com Victor Hugo Amaro, presidente da Associação de Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul (AECPARS) e Joaquim Lucena, coordenador de manifestações populares da Secretaria Municipal de Cultura. No segundo bloco, o programa ainda conta a participação do secretário municipal de esportes, José Edgar Meurer. 

Em visita ao complexo, a equipe da TV Câmara encontrou muitos focos de lixo, descuido com portões de acesso e prostituição no entorno. O Porto Seco fica no Rubem Berta, bairro marcado por dificuldades sociais e que recentemente recebeu uma grande quantidade de novos moradores, oriundos da antiga Vila Dique. Como vamos mostrar em uma enquete, para quem não vive na região, a sensação de insegurança é o principal entrave para visitar o local. 


O Porto Alegre em Debate estreia hoje um novo formato, com nova apresentação e com maior participação dos moradores da cidade. O programa vai ao esta noite, às 21h, na TV Câmara (canal 16 da NET). Não deixe de assistir e dê também a sua opinião. Dúvidas, críticas e sugestões podem ser enviadas para tvcamara@camarapoa.rs.gov.br. As reprises podem ser conferidas na quarta-feira, às 20h, e na sexta-feira, às 21h.

Poliana Pasa / apresentadora do Porto Alegre em Debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário