Um dos temas em debate na imprensa portoalegrense durante esta semana é a criação da Secretaria Especial dos Direitos dos Animais. O prefeito José Fortunati e a primeira-dama, Regina Becker, entregaram, na Câmara de Vereadores, um projeto de lei propondo a constituição da pasta. Enquanto a votação não se realiza, os bichinhos da capital seguem sob cuidados da Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos.
No jornal da Câmara de hoje (22h) você poderá conhecer uma das ações que este setor realiza. Em entrevista, Regina Becker fala do projeto Bicho Amigo, que tem como foco o controle populacional de animais e a educação para guarda responsável. Um ônibus doado pela Carris foi doado à coordenadoria e, adaptado, percorrerá os bairros mais populosos da capital. Os bichinhos atendidos pelos profissionais que atuarão na Unidade Móvel 2 receberão vermífugos e poderão ser submetidos a procedimentos de esterilização.
A Unidade Móvel 1 do projeto Bicho Amigo também entrará em funcionamento nos próximos dias. O ônibus, doado pela ATP, funcionará como um consultório médico-veterinário itinerante, preparado para palestras sobre educação em saúde, posse responsável, esterilizações e atendimentos. A coordenação ficará a cargo de uma equipe multidisciplinar, com auxílio da Faculdade de Medicina Veterinária da UFRGS.
Cris Lindemann
Nenhum comentário:
Postar um comentário