quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Atenção com o meio ambiente

O Plano Ar, Clima e Energia, um projeto de parceria entre a Fundação Estadual de Proteção Ambiental e o governo francês, divulgou um diagnóstico da situação do Rio Grande do Sul.
Conforme o estudo, se os gaúchos não mudarem o comportamento com relação ao meio ambiente, a temperatura média pode subir entre 2º e 4ºC, o consumo de água pode ser restrito, aumentam as possibilidades de secas e inundações e a proliferação de doenças infecciosas.
E esta é o assunto do Jornal da Câmara de hoje. A entrevistada é a Charlotte Raymond, coordenadora da equipe de consultores franceses no PACE. Segundo ela, as mudanças previstas para o Estado seguem o que é previsto para a maioria dos locais. O objetivo, de acordo com ela, não é alarmar ou causar uma preocupação exagerada na população, mas contribuir na formulação de políticas públicas capazes de mudar este rumo.
Comportamentos indicados para alterar as previsões - separação adequada do lixo, consumo consciente da água e o uso de transporte coletivo - precisam ser trabalhados também como políticas públicas. Na opinião da especialista, para que as pessoas troquem o conforto de seus carros pelo ônibus, por exemplo, o município precisa oferecer um sistema de transporte coletivo realmente eficiente.
Charlotte Raymond fala ainda sobre a instituição do Plano na França e a aceitação das ações indicadas tanto pelo Governo como pelos franceses.
O Jornal da Câmara vai ao ar às 22h.

Mari Selli

Nenhum comentário:

Postar um comentário