terça-feira, 27 de janeiro de 2015

TV Câmara Entrevista - Liliana Sulzbach e Thais Fernandes

Localizado a 60 quilômetros de Porto Alegre, no município de Viamão, o vilarejo-hospital, mais conhecido como Colônia de Itapuã foi um dos 33 construídos pelo ex-presidente Getúlio Vargas (1882-1954) para isolar os portadores de hanseníase, a temida lepra. O local já abrigou 1.454 habitantes, muito deles abandonados por suas famílias. Hoje, vivem lá apenas 35 moradores, todos com mais de 60 anos.

A representação de uma forma de vida prestes a desaparecer, a história da criação do local e relatos das pessoas que ainda residem na colônia foi documentado no filme 'A Cidade', produzido pelas jornalistas Liliana Sulzbach e Thais Fernandes, juntamente com toda a equipe da produtora Tempo Porto Alegre.


Com troféus trazidos de Brasília e Chicago, do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e do Festival de Documentários 'É Tudo Verdade', A Cidade tornou-se um dos filmes gaúchos mais premiados dos últimos anos. Com tanta visibilidade, o documentário acabou ganhando uma versão web que convida o espectador a conhecer a Colônia de Itapuã por meio de um site interativo, sem esgotar as inúmeras e possíveis interpretações que a história permite.

O TV Câmara Entrevista desta terça-feira recebeu as jornalistas, Liliana Sulzbach e Thais Fernandes para contar um pouco mais sobre a colônia que, segundo elas, está morrendo aos poucos.

Para Liliana, o filme e o site são documentos inestimáveis para não deixar Itapuã cair no esquecimento. A urgência em documentar essa forma de vida e a necessidade de questionar as diversas formas de representação do real, instigaram a jornalista e diretora a contar histórias e fazer o telespectador viajar no tempo, sem sair do presente. 

Saiba mais sobre o documentário no programa TV Câmara Entrevista, às 21h.
Nos canais 16 da NET e 61.4 (canal digital de sinal aberto)

Reprise:
Quinta-feira, às 20h
Sábado, às 10h30
Domingo, às 10h

Equipe TV Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário