sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Destaques do Jornal do Câmara - 16/01

O Jornal da Câmara dá continuidade a série de entrevistas com os presidentes das Comissões Permanentes da Câmara Municipal em 2014. A equipe da TV Câmara recebeu os parlamentares para realizar uma avaliação do trabalho consumado ao longo do ano passado. Nesta sexta-feira é a vez de acompanhar o balanço das atividades da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana, a CEDECONDH. Quem participou da entrevista foi o presidente da comissão, o vereador Alberto Kopittke (PT).

Entre os assuntos abordados na entrevista estão as causas em que a CEDECONDH participou ativamente, como a criação do 1º Mapa da Segurança Pública e Direitos Humanos de Porto Alegre. Uma compilação de dados sobre a segurança pública da capital que mostra uma triste realidade: boa parte dos indicadores não avançaram em questões sociais, enquanto aumentaram os casos de violência. De acordo com o mapa, todos os indicadores do trabalho policial aumentaram.


Mas tudo isso não teve o efeito esperado na redução da violência. O único segmento que identificamos melhora foi no combate à violência contra a mulher, que hoje começa a contar com uma rede de atendimento, com a Rede Lilás, integrando órgãos do Estado e dos municípios em ações preventivas. Ou seja, onde se teve trabalho integrado e preventivo, tivemos redução”, afirmou Kopittke.

A CEDECONDH também trabalhou para que não houvesse uma higienização nas ruas durante a Copa do Mundo, o que significaria remover os moradores de rua para galpões e “limpar” a cidade. A comissão também defendeu outras causas como um trabalho interligado de polícias e órgãos do Estado e do Município para reduzir os índices de violência contra idosos, de acordo com o Mapa da Segurança Pública, a melhora da situação das sedes dos Conselhos Tutelares, a redução da violência contra LGBTs e a permanência da Escola Porto Alegre.

Você confere o trabalho realizado pela CEDECONDH nesta sexta-feira, às 22h, no Jornal da Câmara.

Nos canais 16 da NET ou pelo canal digital de sinal aberto 61.4.

Equipe TV Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário