quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Com a Câmara na Cidade aborda o descarte de resíduos na capital

A Política Nacional de Resíduos Sólidos define o final de 2014 como prazo máximo para a desativação dos chamados lixões. O documento estabelece ainda que os aterros sanitários sirvam exclusivamente para o descarte de materiais não-recicláveis, além de prever a implantação da política reversa no País. Esta é uma prática na qual a responsabilidade sobre os resíduos é dividida entre o poder público, produtores, vendedores e consumidores.

Com o objetivo de se adaptar às novas regras, estados e municípios têm trabalhado em melhorias para a questão. Em janeiro, a prefeitura de Porto Alegre sancionou o projeto de criação do novo Plano Municipal de Limpeza Urbana, que estabelece diretrizes para o descarte de resíduos.

No Com a Câmara na Cidade desta semana, falamos justamente sobre a questão do lixo em Porto Alegre. Estivemos em uma estação de transbordo do Departamento Municipal de Limpeza Urbana para entender como ficam armazenadas as cerca de duas mil toneladas de resíduos que chegam ali todos os dias. 
No programa, também falamos do lixo como fonte de renda. É fundamental que a população se conscientize sobre a importância de separar os materiais adequadamente, já que muitos deles podem ser reciclados, contribuindo não somente com o meio ambiente mas também com a economia.


Junto com o vereador Marcelo Sgarbossa (PT) conhecemos o trabalho desenvolvido pelos Ecoprofetas. Trata-se de um triciclo adaptado para a reciclagem, que deve servir de opção diante da proibição das carroças e carrinhos utilizados atualmente para o serviço. 

Contamos também com a participação do vereador Mário Manfro (PSDB), que fala sobre a importância do descarte adequado de lixo hospitalar.

O Com a Câmara na Cidade vai ao ar às 22:30h.
E reprisa:
Domingo, às 08:30h
Terça-feira, às 23h

Equipe TV Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário