quinta-feira, 31 de julho de 2014

Trajetórias - Adão Zanandréa

A trajetória de superação de Adão Alcides Zanandréa é destaque na TV Câmara. Fomos até a residência do entrevistado ouvi-lo sobre sua infância e adolescência no município de Benjamin Constant do Sul, onde permaneceu até os 29 anos trabalhando como agricultor.
Com esta idade, percebeu que a rotina no interior não servia mais para ele. Veio então para Porto Alegre em busca de oportunidades de estudo e melhores condições de vida.  

As batalhas começaram cedo para Zanandréa. Aos 11 anos, foi acometido pela toxoplasmose, que deixou como sequela a cegueira quase total. Mas ele fez do obstáculo um motivo a mais para vencer: concluiu as faculdades de Letras e Direito, chegando, inclusive, a se tornar professor. 


Defender os direitos da pessoa com deficiência sempre foi uma meta de vida para Zanandréa. Entre suas conquistas está a reserva de vagas para PCDs em concursos públicos. 
Ele também foi presidente da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs) e durante 18 anos fez parte da diretoria da instituição.
Hoje, compõe a administração da Associação de Cegos Louis Braille (Acelb), mantenedora da Casa Lar do Cego Idoso, e é conselheiro do Conselho Municipal do Idoso (COMUI).

Em julho de 2013, Zanandréa recebeu da Câmara Municipal de Porto Alegre o título de cidadão emérito. A distinção foi proposta pelo vereador Airto Ferronato (PSB).
Durante a solenidade, o parlamentar lembrou o fato do homenageado ser figura sempre presente na Câmara, principalmente nas décadas de 80 e 90, já que ele sempre se interessou em saber sobre o andamento dos projetos de lei relativos à acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência.


Vereador Ferronato entrega título de cidadão a Zanandréa
Foto: Francielle Caetano/ CMPA

O Trajetórias vai ao ar às 21h e reprisa:


Sexta-feira, às 20h;
Sábado, às 14h30min;
Domingo, às 10h;
Segunda-feira, às 20h;
Terça-feira, às 21h30min;
Quarta-feira, às 20h.

Equipe TV Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário